terça-feira, 4 de outubro de 2011

10 Coisas que talvez você não saiba sobre a Argentina


Você tá doido de curiosidade para saber as 10 coisas que você não deve saber sobre a Argentina? Muy bien, é uma missão bem fácil para mim que estou aqui há exatamente 3 meses. Se você que quer vir para cá nas férias, ou para estudar deve estar ligado em muitas coisas importantes que jamais poderá esquecer:
1- Quando chegar aqui tenha muito cuidado com os taxistas. Aconselho que recorra a um que tenha toda identificação. Aconselho que treine bem o castellano do nome do lugar onde você tem que ir e não fique falando muito de onde você é. Eles acreditam que todo brasileiro é rico, creio eu. Mas o importante é você nunca, jamais pegar um taxi que não tenha identificação correta. Alguns taxistas, após pegarem seu dinheiro, podem dizer que você pagou errado mostrando uma nota inferior (vigarista: é golpe) fijate de mostrar o dinheiro a todo mundo antes de pagar e não use notas grandes como a de 100 pesos (dê trocado)
2- Moeda aqui é ouro. Se usa para pegar o famoso colectivo (ônibus aqui). Sem moedas você não anda de ônibus, a não ser que você leve seu passaporte até os correios e faça um cartão chamado subte que serve para todo tipo de transporte na Argentina. É um cartão recarregável. Para conseguir moedas você pode tentar trocar no banco ou comprar em alguns lugares como na Província de San Martin, onde algumas lojas ou pessoas vendem.
3- Cuidado ao atravessar as ruas em Buenos Aires. Geralmente, quando fecha um sinal outro abre e os carros passam do mesmo jeito. Fica esperto e cuidado!

4- Se você é do tipo: não tenho muito dinheiro, como eu, serve a dica: quando vier pra ca, escolha o lugar para ficar antes de vir. Se for para férias, escolha os albergues,pousadas ou dependendo do tempo veja uma república estudantil. (eu tenho recomedações mas não postarei aqui agora). Se for alugar um departamento com tudo dentro, saiba que pagará em dollar, lembrando que além do mês que você ficar, geralmente você pagará um depósito e uma comissão. O jeito aqui é ter dinheiro mesmo. Aluguel em peso e por mais tempo só conseguirá se você tiver garantia proprietária aqui na Argentina...Os próprios Argentinos dizem que são desconfiados, então já sabe que eu falei: venha preparado e com dinheiro! Ou se não seguir minha diga e ficar doido aqui, vá para uma das províncias. Lá é mais fácil  alugar.Fica a dica.

5- Se você veio ou vem para fazer medicina: beleza! Aqui há faculdade privada e pública que são excelentes. A questão é: precisa pesquisar qual que alcança o seu bolso. Há muitas faculdades privadas, por isso indico que converse com estudantes que já estejam cursando aqui para se informar. Há faculdades que não tem o total de carga horária de acordo com o Brasil e há uma que é mal falada por estudantes brasileiros (não vou dizer nomes por questão de ética, mas pode me perguntar no particular, haha) Há muitas faculdades excelentes privadas que giram em torno dos mil a mil e quinhentos reais mais ou menos . a pública também é ótima. Mas você terá que fazer um ano de CBC (ciclo básico comum) onde você precisa dar conta de matérias como química. O mais importante: não venha achando que vai ser moleza. Bons médicos não se formar sobre repouso, festinhas e descanso não! tem que passar madrugadas estudando compostos químicos ou outras coisas e dedicar tempo mesmo (como minhas amigas de quarto fazem! parabéns meninas!). Medicina é isso. Pra estudar tem que estudar!

6- Quando você fica um mês é até bonitinho comer o que eles comem, mas nós somos BRASILEIROS. E amamos mesmo o feijãozim o arrozim e ai vai...Por isso, já te digo que aqui eles tem um costume bem diferente. Não estou dizendo que é ruim, estou dizendo que é pouco. Comem menos, e também estão acostumados com empanadas, poucas frutas como laranja, maçã, morango e tangerina, e comem duas porções, geralmente, em cada refeição. Eu agora to feliz da vida que estou morando com brasileiras e estou com minha mãe aqui é o maior Help pra gente!Comidinha brasileira, cafézinho...sem igual! Fora que no Brasil tudo é abundante no mercado, na feira...ô saudades!=]

7- Cuidado com o bolso! Aqui há alguns lugares que há roubo mesmo. Alguns bandidos costumam entrar em casa e roubar tudo.E há uns que roubam nas ruas. Tente sair com xerox dos documentos e com pouco dinheiro. Se for deixar dinheiro no hotel, tranque as malas ou esconda bem, e não saia com celular ou dinheiro no bolso mostrando para todos. Fica esperto! Vale a dica.

8- Peça informações a um revisteiro!Os jornaleiros aqui costumam saber todos os lugares e informam exatamente onde deve ir. Use também um guia de bolso atualizado que ajuda muito.

9- Leite condensado é caro, panela de pressão quase não se encontra e os alimentos são na maioria no mesmo valor do Brasil ou até mais caro. Difícil achar aqui: farinha, coco, amendoim, castanha, biscoito da piraquê, pé de moleque,bombom garoto (caro) Havaiana aqui? caríssimo (pequena observação) e frutas como abacaxi, caqui, ameixa, melão, melancia, banana prata, também peixe...ai ai ai

10-Quer trabalhar? Busque site como computrabajo.com.ar ou entregue curriculo pela cidade e esteja com os documentos agendados ou preparados para trâmites por que vão pedir. Profissão como enfermeiras, mucamas, domésticas e as profissões em geral ganham melhor que no Brasil, mas não de mole: tem que ter uma idéia de castellano e também ficar esperto por que há trabalhos que querem se aproveitar e pagar pouco por falta de documentação ou por saber que é estrangeiro. Ganha bem, se for esperto e correr atrás!

Aqui é fofo, gente! Mas gosto de falar aquilo que ninguém falou para mim antes de vir. Acredito que ainda há mais, se lembrar eu... FALO MESMO, hahaha
mais uma migalha no meu cantinho.
Beijos da Tilim

Nenhum comentário: