quinta-feira, 23 de junho de 2011

Escolha pontes ao invés de muros


Como ex construtora de muros sinto-me na ansiedade de aconselhar e alertar quanto a motivação para tal atitude. É uma ação perigosa já que muros servem para proteção, separação e limitação de espaço.
Na vida, muros representam muitas coisas e a as principais revelam nossa insegurança, nosso conforto dentro de nosso espaço, protegido por nós mesmos e nosso muro que continuamos construindo.
Você só sabe que está construindo muros quando está sozinho. Seus muros revelam sua capacidade de se esforçar em coisas que só exigem de você para você mesmo: sua profissão, seus afazeres, suas atividades... Essas te dão segurança porque dependem de seus esforços.


Então, você começa a construir muros altos e começa a perder a sensibilidade. Acredita que já foi um construtor de pontes, mas que essa foi brutalmente arrancada de você. Construiu com tanto esforço, e por tanto tempo e em um segundo a ponte, ou as pontes, vieram abaixo. Culpa sua? Talvez. Você pode estar olhando o lado ruim das coisas e para tudo há dois lados. Um exemplo disso: Se alguém abandonou você não foi porque você foi um péssimo construtor de pontes, mas possivelmente porque você era muito bom para que esse alguém cuidasse de você. Se você não recebeu todo amor que compartilhou em troca não foi porque você foi um bobo e tem que ser mais difícil no amor agora, mas porque você sabe amar deverá encontrar alguém que saiba também, talvez menos que você, que esteja determinado a manter-se ligado a você independente de tudo, mas você só saberá se tentar.


E está ai a palavra que você gostaria de riscar do dicionário: TENTAR! Agora está mais complicado! Você construiu muros até agora, está com pena de derrubar tudo e construir pontes. Gosta de montar quebra cabeça sozinho porque junto você corre o risco de alguém perder as peças ou bagunçar o jogo. Gosta de atividades onde possa ficar sozinho porque junto de alguém você pode ter surpresas negativas. Você é um construtor de muros. Gosta de tudo o que está fazendo agora: é sua rotina! pra que mudar? e mesmo com o peito apertado acredita que pontes são para tolos, para quem quer arriscar tudo de novo, mas lá no fundo você sabe que a vida de muros é febril, solitária e triste.
construindo pontes você corre o risco de ter problemas, o risco de um dos dois ou um só pularem fora, mas tudo isso ainda valerá a pena porque você tentou. Pior vai ser quando lá de cima do muro você perceber quantas oportunidades perdeu. Quantas pessoas deixaram de entrar na sua vida por causa da ausência de pontes. Pessoas que fariam todas as suas coisas serem mais interessantes: os estudos, as atividades, tudo ganharia mais cores.


As vezes penso em voltar a construir muros. As vezes acho que de alguma forma continuo contruindo. Geralmente quem contrói muros conhece bem muros porque já deu de cara com ele muitas vezes. É mais cômodo eu ficar aqui construindo muros até que alguém o distrua pra mim ou eu decida que estou pronta para arriscar. Muros paralizam nossas atitudes. Muros nos fazem querer esperar. Nos anestesiam, Paralizam nossas emoções e desejos. Só há medo, insegurança...
Hoje eu sou uma principiante na construção de pontes. Vejo muitos terrenos fortes do lado de lá, com talentos, qualidades, defeitos, mas que são perfeitos para receberem uma nova ponte. Triste é que os melhores terrenos possuem muros. E eu mal posso começar a contrução.
E se você se considera um dos melhores terrenos, mas está sozinho: pense nisso!
Talvez você precisa dar espaço para uma nova ponte. Precisa mostrar seu interesse pelas pontes, pelo tentar, e se esforçar para demonstrar isso. Ninguém fará pontes até você se você não mostrar espaço com suas ações.


Eu tenho alguns materias para construção de pontes comigo. Além disso tenho minha bíblia, minhas orações e esperança. Preciso de autorização para construi-las. Aceito ajuda na construção. E estendo sobre as ruínas dos antigos muros uma bandeira branca pois eu estou em paz.
Seja você também um construtor de pontes...Não espere ser tarde demais...
Beijos da Tilim

Um comentário:

Anônimo disse...

Me ha encantado!!!!bss