segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Brava gente brasileira - minha redação no enem 2009

Onde está a "brava gente brasileira" cantada no hino que aprendemos na escola?
Podemos levantar inúmeras hipóteses,afirmando estar frente a uma nação conformada, acomodada com tudo o que está acontecendo. Colocando a culpa no feudalismo, disso é certo, dizer que o aquecimento global vem como uma bola de neve sobre nós, incutindo a missão de parar e resolver apenas não poluindo a mãe natureza.
A "Brava gente" distraída e preocupada em guardar minúsculas migalhas de informações dadas para reagirmos positivamente, enquanto nenhuma fiscalização pesada é feita em nossas matas, nossos "risonhos e lindos campos" que já não tem tantas flores assim. Na verdade, essas informações são pobres porquê nossos políticos estão preocupados em guardar outro tipo de informação, aquela que falta em nosso bolso e que já mudou de destino como cuecas e meias.
Pessoas "bravas" nós temos aos montes, mas essas estão anestesiadas, frente ao caos revelado na televisão. Será que devem aplaudir as Olimpíadas 2016 no Brasil ou chorar vendo pais lançando filhos pela janela e políticos fazendo novelas corruptas?
Se essa "brava gente brasileira" existe mesmo, vai acordar dessa inércia logo logo, percebendo que a resposta não deve paralisar, mas gerar gritos de indignação que causam atitudes e mudanças. Sendo certos sermos essa brava gente que polui menos, respeita o próximo, protesta com justiça, influencia a política, educa nossas crianças e principalmente filhos desse solo, cuidando do que é nosso. As imagens que vemos nada mais é do que nossa própria imagem frente ao espelho. Mais ainda dá tempo. Acorda Brava gente!

2 comentários:

Juliana Ramos disse...

Nossa, adorei a sua redação do Enem. Qual foi sua pontuação ? Beijos.

Priscila Shuz disse...

Oi Juliana, não me lembro a pontuação exata, mas nesse ano foi uma super nota só pela redação. Obrigada! Espero que curta os outros posts também =] bjz