domingo, 19 de janeiro de 2014
Tesis do amor - a maior investigaçao
Um universitário sempre tem muito trabalho para investigar. Geralmente, o mesmo até priva o estudante de sua vida social. Se ve rodeado de responsabilidades academicas que tomam seu tempo, preocupaçao, e ate mesmo alguns de seus projetos pessoais. "Nao tenho tempo para mim"- dizem alguns.
O problema de valorizar mais uma tese do que sua propria vida é que nao da muito certo valorizar mais as coisas do que as pessoas. Nao digo isso para que os estudantes ou qualquer outra pessoa que tenha responsabilidades laborais deixem suas responsabilidades. Digo para que saibam valorizar as pessoas que entram em suas vidas e mesmo que em instantes possam valorizar e manter as mesmas.
É muito triste o que ando vendo esses dias. Pessoas tao preocupadas com coisas; com resolver "suas vidas", em uma autosuficiencia intoleravel, que fazem tao claramente, para eles mesmos e para os outros, suas vidas melancolicas, solitarias e tristes. Fico imaginando o que deve sobrar quando termina de investigar..Tem algum amigo? tem algum amor? tem tempo para viver de verdade?
E nessa questao de "resolver minha vida primeiro" o egocentrismo e a autosuficiencia magoa os outros. Voce se demostra mais interessado em si mesmo do que nas pessoas. Pra que estudar para aprender humanismo se nao sao humanos com os que estao em suas vidas? É como fazer medicina e nao querer lidar com pessoas. - eu digo entao: va fazer veterinaria! Temos que ser mais humanos, mais amor.
Voce ja parou pra pensar o que vai restar em sua vida quando termine? Aquela menina incrivel que entrou na sua vida e que voce deixou ir porque estava ocupado demais pra ser maduro e adulto e assumir riscos. O que é mais importante pra voce agora? Já pensou que a vida nao é um jogo, dividido por partes, onde voce precisa terminar uma fase pra começar outra? É gostoso ser solitário? Ja pensou que o dia de amanha nunca se sabe se existirá? O que você quer provar a si mesmo? Que um é melhor que dois? Que farinha pouca meu pirao primeiro? Deixa de ser só voce para ser um mais na vida de alguem especial.
Se for pra ser uma medica assim eu nao quero. Pra que me formar e esquecer o motivo pelo qual me inscrevi em medicina? Pra que começar uma coisa com uma intençao e nao saber o proposito de estar fazendo? Nao vale de nada se voce valoriza coisas em vez de pessoas. Nada. Nao se engane! Pessoas sao mais importantes e ponto.
E assim eu começo esse novo ano. Buscando e aprendendo a amar as pessoas e mostrar pra elas o quanto sao importantes para mim. Ha tantas formas de demostrar interesse, inclusive estando longe. Eu deixo pra traz as coisas que escutei e que nao eram verdades. Nunca acredite em um "te quiero" se as açoes nao correspondem a frase. Paulo Freire uma vez disse: É preciso diminuir a distancia entre o que se diz e o que se faz. Até que, num dado momento, a tua fala seja a sua prática. Se for verdade voce vai ver em açoes. Nao imagine coisas, veja as provas disso.
E enquanto eu investigo na carreira que escolhi, eu penso em pessoas. Penso no amor de Deus por mim e no seu cuidado. Penso que Deus tem seus planos e penso que, por mais que coisas nao deem certo, sempre havera pessoas que mantive em minha vida, para me da forças e nao me deixar desistir.
E sigo investigando...E viva
Beijinhos da Tilim
Assinar:
Postagens (Atom)